Beneficente | Literatura | Notas

TAG e parceiros arrecadam livros para reconstrução de acervos de bibliotecas atingidas pela enchente

Change Size Text
TAG e parceiros arrecadam livros para reconstrução de acervos de bibliotecas atingidas pela enchente Foto: Helena Peixoto/Divulgação

Em meio à tragédia que assolou o Rio Grande do Sul, a TAG mobiliza sua comunidade leitora espalhada nas cinco regiões do país, bem como editoras e parceiras fora do Estado, para uma campanha de reconstrução das bibliotecas em municípios atingidos pela enchente. Até agora, estima-se que mais de 100 mil livros foram destruídos pelos alagamentos de maio.

Em parceria com o Instituto Cervantes e Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), a campanha Juntos pela Leitura no RS está arrecadando obras de ficção, clássicos e/ou contemporâneos e assuntos gerais, além de literatura infantil e infantojuvenil. As editoras parceiras podem doar livros novos; e a comunidade leitora, livros usados em bom estado, 100% legíveis, sem manchas ou sujeira. Quem desejar ajudar pode entrar em contato com a TAG neste formulário.

Neste momento, a campanha se concentra em reunir as doações no Instituto Cervantes, onde funcionários da Sedac farão a triagem e, depois, encaminhar aos espaços públicos que estão sendo catalogados.

Quem mora fora do Rio Grande do Sul, pode remeter os livros para o Instituto Cervantes (Rua João Caetano, 285 – Três Figueiras, Porto Alegre – RS, 90470-260) ou entregar diretamente no ponto de coleta na Feira do Livro do Pacaembu, que acontece de 29 de junho a 7 de julho, na Praça Charles Miller, em São Paulo, organizada pela Associação Quatro Cinco Um e a Maré Produções. A TAG estará presente com um estande no local.

Algumas editoras já sinalizaram à TAG que farão doações para a campanha. Entre elas, Alta, Record, Companhia das Letras e Autêntica. O Clube de Leitura Quindim, especializado em literatura infantil, anunciou, recentemente, a doação de mais de 80 títulos somados em 2 mil exemplares para o público infantil de obras selecionadas pelos maiores especialistas na área, como Ana Maria Machado, Loyola Brandão e Daniel Munduruku. 

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?