Edital | Música | Notas

Itaú Cultural abre inscrições de edital voltado para artistas e pesquisadores com deficiência

Change Size Text
Itaú Cultural abre inscrições de edital voltado para artistas e pesquisadores com deficiência Itaú Cultural/Divulgação

No dia 25 de junho, o Itaú Cultural abre inscrições para a edição 2024-2025 do ||Entre|| Arte e Acesso, edital de seleção de pesquisas artísticas conduzidas por pessoas com deficiência. É imprescindível que os trabalhos inscritos não estejam concluídos e sejam inéditos. As inscrições encerram no dia 19 de julho. Para participar, basta preencher o formulário neste link.

Serão contemplados, no máximo, oito projetos de qualquer campo ou linguagem ligados à arte, arte-educação, cultura, produção cultural, museus e patrimônio. A pesquisa ou projeto artístico deve ser individual e de autoria da pessoa interessada, seja artista ou pesquisadora. Os selecionados serão divulgados no dia 2 de setembro, no site do Itaú Cultural. A título de apoio ao desenvolvimento do projeto, eles receberão R$ 5 mil brutos.

Leia também: Arte e Acesso: Itaú Cultural mapeia artistas com deficiência em plataforma virtual

As pessoas selecionadas passarão ainda por reuniões de mentoria on-line com profissionais com deficiência atuantes no campo da arte e da produção cultural. Nesta edição, os mentores são Claudio Rubino, gestor, produtor cultural e ilustrador, e Fábio Passos, doutor em filosofia, pós-doutor em artes visuais e professor da Universidade Federal do Piauí. Os selecionados também farão uma imersão on-line nos projetos, com duração de três a cinco dias, com momentos individuais e em grupo, para um aprofundamento na criação dos projetos.

Após o período de mentoria, os selecionados passarão cerca de uma semana em São Paulo para ampliar suas redes e conexões. Dentro desse período, no primeiro semestre de 2025, cada selecionado terá até 15 minutos para apresentar uma versão resumida dos projetos para uma plateia especializada de curadores, programadores e produtores culturais ligados a instituições de arte de São Paulo. O principal objetivo do edital, além do desenvolvimento dos projetos, é proporcionar para os selecionados essa rede de contatos. 

Na inscrição, a pessoa interessada deverá obrigatoriamente anexar um vídeo de até três minutos e/ou um texto de até dois mil caracteres respondendo do que se trata a pesquisa ou projeto apresentado. Podem se inscrever artistas e pesquisadores maiores de 18 anos que se autodeclarem pessoas com deficiência no formulário de inscrição e não recebam o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC/LOAS). 

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?