Agenda | Cinema | Notas

8 ½ Festa do Cinema Italiano exibe 10 filmes recentes

Change Size Text
8 ½ Festa do Cinema Italiano exibe 10 filmes recentes Reprodução

O festival 8 ½ Festa do Cinema Italiano chega a sua 11ª edição no Brasil apresentando uma programação especial para 22 cidades entre os dias 27 de junho e 3 de julho. Em Porto Alegre, o evento ocupará salas do Espaço de Cinema Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80, segundo piso).

Entre os destaques da programação de 2024, que reúne 10 filmes italianos recentes, está Maria Montessori ⎯ Ensinando com Amor (2023), longa de estreia da diretora Léa Todorov. A produção propõe um olhar sobre inclusão, respeito às diferenças e feminismo no início do século 20, debruçando-se sobre o método criado pela pedagoga italiana Maria Montessori (1870 ⎯ 1952), pautado sobretudo na liberdade e na autonomia da criança. O longa é protagonizado pela atriz Jasmine Trinca ⎯ que esteve no Brasil na edição de 2023, como convidada do festival.

Outro título que merece atenção é o longa Segredos (2024), de Daniele Luchetti ⎯ diretor que vem ao país participar de sessões e debates sobre o filme e seu trabalho em São Paulo e no Rio de Janeiro. Adaptação do romance do autor italiano Domenico Starnone e protagonizada pelo ator Elio Germano, Segredos conta a história de Pietro (Germano) e Teresa (Federica Rossellini), professor e ex-aluna que têm uma relação tão rica quanto conturbada. Quando decidem trocar confissões, em muitos casos obscuras, o que começa como uma brincadeira transforma-se em um questionamento sobre a natureza humana.

A polêmica da seleção fica com O Sequestro do Papa (2023), do grande cineasta Marco Bellocchio, que lança um olhar sobre a complexidade das relações entre o Estado e a Igreja sob um viés de filme de terror. Baseado em uma história real, o longa foi apresentado na competição oficial do Festival de Cannes e ganhou o Globo de Ouro italiano de melhor filme.

Também integra a programação A Imensidão (2022), de Emanuele Crialese, protagonizado por Penélope Cruz e exibido no Festival de Veneza de 2022. A produção aborda questões de gênero vividas por um adolescente.

Ainda Temos o Amanhã (2023), filme de estreia na direção da atriz Paola Cortellesi, é um drama em preto branco que remete ao neorrealismo italiano, tornando-se um dos maiores sucessos de bilheteira recentes do país.

A programação se completa com Lubo (2023), de Giorgio Diritti, baseado no romance Il Seminatore, de Mario Cavatore; Enea (2023), de Pietro Castellitto, que integrou a competição oficial no Festival de Veneza de 2023; Il Boemo (2022), de Petr Václav; A Última Noite de Amore (2023), de Andrea Di Stefano; e O Divino Zamora (2024), de Neri Marcorè ⎯ que marca a estreia do diretor no cinema.

Inspirada nos supermercados italianos dos anos 1980 e protagonizada pela atriz Ana Vilaça, a vinheta da campanha deste ano do festival foi gravada em uma autêntica mercearia da Itália, com referência a filmes clássicos e produtos de grande consumo no país:

Mais informações no site do festival.

quinta-feira, 27 a 03 de julho de 2024

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?