Agenda | Literatura

Reginaldo Pujol Filho lança livro que mistura exposição, romance, literatura e arte contemporânea

Change Size Text
Reginaldo Pujol Filho lança livro que mistura exposição, romance, literatura e arte contemporânea Foto: divulgação

O escritor, professor e tradutor Reginaldo Pujol Filho está lançando Nosso Corpo Estranho, seu mais novo livro. A obra, publicada pela editora Fósforo, terá evento de lançamento com sessão de autógrafos no sábado, 19 de outubro, a partir das 15h, na livraria Clareira, em Porto Alegre.

Sobre a obra

Projeto inusitado tanto em sua forma, quanto na história que narra, Nosso Corpo Estranho confirma as palavras da escritora e curadora Veronica Stigger: “Reginaldo Pujol Filho é um dos mais imaginativos escritores da literatura contemporânea brasileira”.

O protagonista deste romance nasceu em 1960, em Porto Alegre, e mudou-se para o Rio de Janeiro e depois para Nova York, onde iniciou a carreira artística. Como tantos outros de sua geração, viu paixões se transformarem pelo medo do HIV.

Contemporâneo de Basquiat, realizou performances, colagens, instalações e pinturas, vivendo tendências como grafitti e body art. Apesar de ser comparado a grandes nomes como Leonilson, Banksy, Cildo Meireles e Marina Abramović, João Pedro Bennetti Bier foi ignorado pela crítica e pelo circuito de galerias do país natal, o que torna o registro de sua exposição retrospectiva um ato de reparação.

Por meio da paródia, recurso literário que Reginaldo Pujol renova a cada novo livro, temos em Nosso Corpo Estranho acesso aos textos de parede da mostra, e é como se caminhássemos por entre as obras. Sem imagens que lhes dê materialidade, somos convidados a exercitar a imaginação, deixar nos levar pelas palavras do autor, que ao assumir a curadoria, transforma-se em personagem de sua invenção.

O curador-escritor se apropria da gramática da crítica de arte, distinguindo três fases de João Pedro, ou “nosso JayPee” — visceral, crítica e trágica. Com humor, sarcasmo e muito domínio da linguagem, Pujol Filho descreve o arco da inocência à desilusão, a descoberta e a intoxicação com as engrenagens do meio artístico pelo qual passou o artista.

sábado, 19 de outubro de 2024 | 15h00

Livraria Clareira (Rua Henrique Dias, 111)

O livro estará à venda no local por R$ 69

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?