Ensaio

A estreia mundial do mais antigo filme brasileiro em acervo

Change Size Text
A estreia mundial do mais antigo filme brasileiro em acervo Cena de "Cerimônias e Festa da Igreja em S. Maria – Estado R.G.S.", filme de Eduardo Hirtz

A noite em que o mundo assistiu ao filme mais antigo do Rio Grande do Sul e do Brasil. Sim, parece mais um dos delírios da grandeza gaudéria, mas as informações e fatos podem confirmar, em parte, a frase sensacionalista que abre o texto sobre essa história.

Em abril desse ano, Maria Dora Mourão, diretora da Cinemateca Brasileira (São Paulo, SP), anunciou que foram restaurados 3.350 rolos de filmes. Entre eles está “Cerimônias e Festa da Igreja em S. Maria – Estado R.G.S.”, do cineasta Eduardo Hirtz (1878-1951). Antes desse muitos outros foram realizados, mas esse documentário mudo, em preto&branco e com cinco minutos de duração, é considerado o mais antigo do cinema brasileiro em acervo. Foi filmado em 05 de dezembro de 1909 na saída da missa na Igreja Matriz de Santa Maria e tem também cenas da partida de um trem da estação da cidade. Link para o filme aqui

Reprodução do filme

O filme foi localizado em 2008 por Glênio Póvoas, pesquisador e professor de cinema, quando fazia a identificação e catalogação do importante acervo de 2.500 latas de filmes, salvas do incêndio na Cinegráfica Leopoldis-Som, em 1965.  O material foi salvaguardado pelo Museu do Trabalho que posteriormente fez um acordo com a RBS TV, através do diretor Raul Costa Júnior, para a restauração, telecinagem e catalogação dos filmes. Glênio Póvoas comunicou então à Cinemateca Brasileira a importante descoberta que teve agora anunciada a restauração e digitalização. 

Para explicar a história da “exibição mundial”, a partir daqui esse texto passa para a primeira pessoa. Na época, em novembro de 2008, quando Glênio encontrou e confirmou a importância da sua descoberta, Alice Urbim (então gerente de produção da tevê) e eu (diretor geral do projeto de Curtas Gaúchos), ficamos empolgados para tornar isso público.

Dezembro era a época em que acontecia no Theatro São Pedro de Porto Alegre, a entrega aos melhores curtas realizados e apresentados no projeto Histórias Curtas da RBS TV, um momento perfeito para apresentar integralmente “Cerimônias e Festa da Igreja em S. Maria – Estado R.G.S.”, antes da premiação.

Anualmente, as entregas dos troféus eram transmitidas ao vivo para Porto Alegre através da TVCOM; para todo Brasil pelo Canal Brasil; e pelo site clicRBS pela internet para quem quisesse assistir em qualquer parte do mundo. A possibilidade de acompanhar a transmissão de qualquer parte do mundo existia, portanto não teve tanto exagero na primeira frase do texto, não é?

A primeira exibição aconteceu na noite de 02 de dezembro de 2008. Uma grande tela desceu no centro do palco do São Pedro onde foi projetado o número 2008 que retrocedeu até chegar em 1909. O ator Leonardo Machado (1976-2018) que, um dos apresentadores da entrega dos troféus, informou ao público sobre as imagens que seriam projetadas em primeira mão e que foram localizadas por Glênio Póvoas. A luz baixou. Entraram os músicos Nico Nicolaiewsky (1957-2014) e Hique Gomez que, como no tempo do cinema mudo, fizeram a trilha ao vivo num animado improviso sonoro sobre as imagens de Eduardo Hirtz, valorizando ainda mais a importância do documentário. 

No final da manhã do dia da apresentação, Nico & Hique tinham assistido ao filme e fizeram um primeiro improviso sobre as imagens. Registrei o ensaio, apressadamente, com uma foto. A qualidade não é boa, mas é um registro que com o passar do tempo se torna mais significativo. Tenho certeza que outras pessoas fizeram fotos da “noite em que o mundo assistiu” “Cerimônias e Festa da Igreja em S. Maria – Estado R.G.S.”. Ah, eu gostaria de ver essas fotografias.


Nico Nicolaiewsky na esquerda, Hique Gomez na direita, no centro André Birck, produtor de palco

Fragmento do roteiro da “apresentação mundial” desde o palco do Theatro São Pedro, Porto Alegre, RS.
Troféu Histórias Curtas 2008
Theatro São Pedro – 02 de dezembro de 2008 – 20h30min

TELÃO – Clipe dos melhores momentos da premiação dos últimos anos, começando com um plano geral do palco e plateia do teatro. O final é a logomarca com o ano 2008, a partir desse número a numeração dos anos volta até 1909. 

CONTRA-REGRAGEM – sobe palco móvel. Quando o ano começa a retroceder no vídeo, dois contrarregras com roupas de época (anos 1910) irão abrir cortina que cobre moldura onde será projetado documentário.

CENOGRAFIA – Cortina continua fechada. Sobe palco móvel com Nico Nicolaiewsky e Hique Gomez com instrumentos, mais banco de praça e poste com iluminação.

LEONARDO MACHADO – Nossa, o tempo passa depressa já estamos no final do ano de… 1909. Parece que foi ontem que estreou aqui “Tangos & Tragédias”. Bom, mas vamos em frente, temos muitas histórias nesse século e no próximo. Histórias Curtas 1909 destaca nessa noite um fato histórico: o primeiro documentário feito por essas terras, é “Cerimônias e festa da igreja em Santa Maria – estado do Rio Grande do Sul”. O documentário foi realizado por Eduardo Hirtz, um alemão que é um dos pioneiros da cinematografia gaúcha e também proprietário da sala Recreio Ideal, aqui próximo, na rua dos Andradas. 

Pela primeira vez, teremos a oportunidade de assistir a essas cenas que só serão descobertas daqui a um século pelo professor e pesquisador Glênio Póvoas no arquivo da Cinegráfica Leopoldis-Som sob os cuidados da RBS TV de Porto Alegre. Portanto, senhores e senhoras, estamos todos fazendo parte da História. Aproveitem porque daqui a pouco já terá passado um século…

TELÃO – Exibição do filme. Ao final o número 1909 “volta” até o número 2008, agora mais lentamente. 

LEONARDO MACHADO – Nessa oitava temporada do Histórias Curtas estamos novamente no Theatro São Pedro – que assiste ao tempo passar nessa praça – e vamos revelar talentos e destacar 14 categorias de nossas histórias que são vistas por milhões de pessoas nessa transmissão através da da TVCOM, do clicRBS e do Canal Brasil.


Gilberto Perin é roteirista, fotógrafo, diretor de cena.

RELACIONADAS
;
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.