Reportagem

Prefeitura ainda não retomou prazos da Lei de Acesso à Informação suspensos por conta da enchente

Change Size Text
Prefeitura ainda não retomou prazos da Lei de Acesso à Informação suspensos por conta da enchente "Poder executivo não pode utilizar do que ocorreu no início de maio para, no final de junho, prosseguir com a suspensão do atendimento à LAI”, diz Mari Pimentel. Foto: Giulian Serafim/PMPA

Passaram-se 53 dias desde que a prefeitura emitiu um decreto que suspende os prazos para atendimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) em Porto Alegre, com efeitos retroativos para pedidos feitos desde o dia 30 de abril. A publicação, oficializada em 6 de maio, interrompeu também sindicâncias, investigações, processos administrativos disciplinares e processos administrativos de responsabilização de pessoas jurídicas, entre outras medidas, por conta do estado de calamidade motivado pela enchente que atingiu a cidade.

A vereadora Mari Pimentel (Republicanos), na terça-feira (25), enviou um pedido de providência à prefeitura, solicitando a retomada do atendimento da LAI na capital. “É dever da administração pública prestar as informações aos cidadãos que assim solicitarem, nos termos da lei”, argumentou no ofício.

Ela pondera que o decreto que suspendeu os prazos por conta da calamidade teve sua razão, no início. No entanto, diz que o poder executivo não pode “utilizar do que ocorreu no início de maio para, no final de junho, prosseguir com a suspensão do atendimento à LAI”.

“Na gestão atual, que era para ser liberal, perdemos liberdade e transparência nestes quase quatro anos de gestão Melo”, afirmou a vereadora à Matinal.

A prefeitura, até o momento, não respondeu à solicitação de Mari, segundo a vereadora. Questionada sobre as razões pelas quais os prazos da LAI não foram retomados, a Secretaria da Transparência e Controladoria (SMTC) não respondeu até o fechamento desta reportagem – o espaço segue aberto para esclarecimentos do governo.

Atraso vêm de antes das enchentes

Em 11 de junho a Matinal contatou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) para questionar a prefeitura sobre repasses federais para abrigos do município. A pasta instruiu a reportagem a aguardar uma resposta a um pedido de informação feito através da LAI por uma entidade que acolheu abrigados e havia solicitado dados à prefeitura. “Como foi feito um pedido de informação, através da LAI, o canal de informação tem um prazo para responder a demanda do solicitante”, respondeu a SMDS, sem citar que o atendimento estava pausado.

Em outro caso, a reportagem segue com um pedido no Serviço de Informações ao Cidadão, chamado e-SIC, em aberto desde 26 de março, a respeito dos gastos com cargos comissionados na folha de pagamento do município. A Matinal revelou, em 28 de maio, que o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) tem mais CCs e menos servidores ao longo da gestão Melo, mas buscava também dados que não estão nas tabelas oferecidas no Portal da Transparência da prefeitura. O prazo final era 15 de abril, ainda antes da cheia que atingiu a capital. No sistema eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão, o pedido da reportagem consta como “aguardando resposta” nesta quarta-feira, 27 de junho.

Para qualquer nível de governo – federal, estadual ou municipal – a LAI dá 20 dias para resposta, com a possibilidade de prorrogação por mais dez, desde que justificada.


Fale com a reportagem: [email protected]

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.