Matinal News

Todas as casas de bombas voltam a funcionar na capital

Change Size Text
Todas as casas de bombas voltam a funcionar na capital Rua Laudelino Freire, no Sarandi, em 14 de maio | Foto: Ana Claudia Rodrigues

Porto Alegre conta pela primeira vez em dois meses após as enchentes com todas as casas de bombas em funcionamento, ainda que algumas com operação parcial. A última a ser religada é a de número 21, no bairro Sarandi, um dos mais atingidos pela cheia. Em 3 de maio, 19 Estações de Bombeamento de Águas Pluvias (EBAPs) acabaram desligadas, o que contribuiu para a inundação da cidade. Dias depois, em um repique do Guaíba, 13 delas já estavam em operação e evitaram que a situação tivesse se agravado novamente. Ao longo da cobertura da enchente, a Matinal ainda mostrou como o conserto de uma das EBAPs, no Centro, patina desde 2018.

Animais resgatados serão levados para o antigo galpão da Smic

Os cerca de 60 cães que estavam no Aubrigo Scooby, no Shopping Iguatemi, serão transferidos para o antigo galpão da Smic, no Largo da Epatur. O anúncio foi confirmado pelo Santuário Voz Animal, que gerencia o espaço, no início da noite desta segunda. Mais cedo, a ONG havia reclamado sobre a falta de um destino para os bichos resgatados ao longo da enchente. O Iguatemi tinha cedido o espaço para o abrigo até o último domingo (30). O Voz Animal salientou que, mesmo no novo local, seguirá necessitando de apoio de voluntários.

Um ano após ciclone, moradores de Caraá ainda aguardam novas casas

Atingidas por um ciclone extratropical em junho de 2023, 40 famílias da cidade Caraá, a cerca de 90km de Porto Alegre, seguem aguardando a construção de casas populares ou o pagamento de auxílios. Os moradores do município seguem abrigados em casas de amigos e parentes ou alugam imóveis com seus próprios recursos. Com pouco mais de 8 mil habitantes, a cidade foi a mais atingida pelo ciclone, com cinco óbitos e perdas agrícolas estimadas em 15,2 milhões de reais.

Veja a íntegra da Matinal News desta terça-feira, 2 de julho.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.