Reportagem

Prefeitura determina apuração de rombo na gestão do Hospital da Restinga

Change Size Text
Prefeitura determina apuração de rombo na gestão do Hospital da Restinga Em reunião na sala do então secretário de Saúde, a diretoria do Fundo Municipal de Saúde mostrou situações problemáticas na parceria com a Associação Hospitalar Vila Nova (AVHN). Foto: Joel Vargas/PMPA

A prefeitura de Porto Alegre abriu, na semana passada, uma Tomada de Contas Especial para apurar possíveis irregularidades no contrato de gestão do Hospital da Restinga e do Extremo Sul, firmado pelo município com a Associação Hospitalar Vila Nova. Na sexta-feira (11), a administração designou sete servidores, entre comissionados e funcionários de carreira, para integrarem essa comissão.

A Matinal revelou, no começo de outubro, que o contrato entre a prefeitura e a Associação Hospitalar Vila Nova suscitou um inquérito policial, por conta da suspeita de rombo de mais de R$ 173 milhões na gestão do Hospital da Restinga. Esse termo de cooperação teve suas contas reprovadas por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e vícios de gestão apontados pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) desde 2019.

No mesmo dia da publicação, o prefeito Sebastião Melo (MDB) mentiu, no debate eleitoral da RBS TV, sobre a inexistência de uma investigação policial. À candidata Maria do Rosário (PT), ele disse que se tratava de uma notícia proveniente de “jornal patrocinado por vocês” e que “não tem nada de inquérito sobre Hospital da Restinga”.

A Tomada de Contas Especial é um processo administrativo que busca apurar responsabilidade por ocorrência de dano à administração pública, para apuração de fatos, identificação de responsáveis, quantificação de danos e obtenção de ressarcimento, e é encaminhada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para julgamento.

A tomada de contas será presidida pela comissionada Marizane de Lima Corrêa, que ocupa o posto de assessora na Secretaria Municipal de Saúde. Há outros seis integrantes: uma enfermeira e um administrador lotados também na SMS, um procurador e uma assessora da Procuradoria-Geral do Município, e dois auditores de controle interno da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC).

Esse procedimento inclui uma análise de um parecer do Conselho Municipal de Saúde publicado em fevereiro, que demonstra haver indícios de improbidade administrativa em um termo aditivo ao contrato firmado entre a prefeitura de Porto Alegre e a Associação Hospitalar Vila Nova. Essa análise, elaborada pela Secretaria Técnica (Setec) do conselho, foi aprovada por 28 votos a três na plenária do órgão de controle – um desses votos contrários foi do próprio chefe da pasta de Saúde, Fernando Ritter.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.