Cultura | Notas

CHC Santa Casa celebra 10 anos com atividades especiais

Change Size Text
CHC Santa Casa celebra 10 anos com atividades especiais Fachada Histórica. Foto: Carlos Macedo

Para celebrar os 10 anos, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa (CHC) adaptou sua programação em decorrência dos últimos acontecimentos no Rio Grande do Sul. Nesse contexto, o CHC decidiu levar algumas das oficinas culturais, antes programadas para ocorrerem em sua sede para alunos da rede pública, aos abrigos.

“Tínhamos uma agenda especial programada para a data, mas alteramos a rota depois que o estado passou pela sua pior tragédia climática de todos os tempos”, comenta Denise. A coordenadora explica que as atividades canceladas que seriam realizadas em maio e junho já estão sendo reagendadas: “Nenhum artista será prejudicado”, completa. As ações têm como objetivo oferecer momentos lúdicos, mesclando entretenimento e conhecimento aos desabrigados. No período, a equipe do CHC passou por locais de acolhimento como a quadra do IPA/Metodista, Rainha do Brasil e Vida – Centro Humanístico. 

A próxima atração de junho acontece no dia 29 de junho, às 16h, em uma parceria com Aliança Francesa e Consulado Geral da França, será exibido o cine-concerto Lumina — espetáculo do grupo francês Cie Barbarins Fourchus — um concerto musical com projeção de curtas-metragens de animação, concebido especialmente para público infanto-juvenil, mas para apreciação de espectadores de todas as idades.

10 anos de CHC

Quatro mil e trezentas atividades, 1,2 mil espetáculos, mais de 1,2 mil práticas educativas, milhares de pesquisas, além de dezenas de exposições e publicações. Estes números marcam a primeira década de atuação do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, um espaço criado para a preservação da memória e incentivo às mais variadas manifestações de expressão cultural.

Localizado junto à Santa Casa de Porto Alegre, na Avenida Independência, o CHC se consolida como um importante espaço de fomento ao cenário artístico na cidade tendo recebido, desde a sua fundação, um público estimado de 250 mil pessoas. “São 10 anos de cultura, memória e arte”, comemora Denise Viana, coordenadora da instituição. 

Nomes como Hamilton de Holanda, Nei Lisboa, Valeria Barcellos, Lília Cabral e Leandro Karnal já subiram ao palco do CHC, marcando a trajetória cultural do espaço. 

;
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?