Reportagem

CPI sobre Fasc terá de furar barreira da esquerda para sair do papel

Change Size Text
CPI sobre Fasc terá de furar barreira da esquerda para sair do papel Líderes de oposição e governo, Robaina e Cecchim precisaram ser contidos depois de discussão sobre incêndio | Foto: Elson Sempé Pedroso / CMPA

Protocolada na última sexta-feira, horas após o incêndio na pousada Garoa, a CPI que busca analisar possíveis irregularidades nos contratos e políticas de assistência da prefeitura terá de furar a bolha da esquerda para sair do papel. Até a noite desta segunda-feira, o protocolo contava com dez das 12 assinaturas necessárias para a instalação da comissão. A Câmara é composta por 36 parlamentares e a maioria integra a base do governo Sebastião Melo (MDB). 

Pelo regimento, cada CPI aberta na Câmara funciona por pelo menos 120 dias prorrogáveis por mais 60. Considerando que a eventual abertura desta ocorreria só em maio, a investigação manteria um assunto de potencial desgaste à prefeitura em voga ao longo de todo o período eleitoral, no qual o prefeito Melo tentará a reeleição. 

Apoio automático da oposição, silêncio na base

O requerimento foi proposto pelos vereadores Giovani Culau e Biga Pereira, ambos do PCdoB, por volta do meio-dia de sexta, dia da tragédia que matou dez pessoas no Centro. Em menos de três horas, a bancada do PT (Jonas Reis, Engenheiro Comassetto, Aldacir Oliboni e Adeli Sell) e a do PSOL (Karen Santos, Roberto Robaina, Pedro Ruas e Alex Fraga) já haviam assinado. Desde então, porém, o texto não recebeu mais apoios. 

Sucinta, a proposta de criação da CPI ocorre na esteira da tragédia e se embasa em apenas quatro parágrafos: “Tal requerimento se justifica pela fragilidade do sistema de assistência, revelados pelo incêndio que atingiu a Pousada Garoa, principal espaço de acolhimento contratado pela Prefeitura de Porto Alegre, que causou a morte de pelo menos 10 (dez) pessoas, até o momento”, diz um deles. 

Pela proposição, o foco dos trabalhos estaria concentrado na Secretaria de Desenvolvimento Social e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). A Garoa já é alvo de inquérito aberto pelo Ministério Público, que apura possível improbidade administrativa da Fasc por conta de um contrato com a rede de hospedagens, dona da pousada que pegou fogo na última sexta, deixando, além das vítimas fatais, outras 15 pessoas feridas.

No processo, há imagens e relatos da situação das pousadas Garoa. Ano passado, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) também já havia enviado questionamentos à prefeitura com relação à política de acolhimento feita pela empresa para pessoas em situação de vulnerabilidade. Até o dia do incêndio fatal, o CMAS não havia recebido respostas do executivo.  

“Não há o que discutir”

Um dos autores do requerimento, Giovani Culau disse ter esperança de mais assinaturas. No entanto, o otimismo não encontra eco no líder da oposição, Roberto Robaina (PSOL), que prevê mais dificuldades para a pauta avançar. “Acho que só terá as assinaturas do PT, do PSOL e do PCdoB num primeiro momento. Mas espero estar errado e termos mais vereadores preocupados com a investigação”, afirmou.

Líder do governo, Idenir Cecchim (MDB) evitou tecer comentários sobre o pedido de investigação sobre o órgão da prefeitura. “CPI só se protocola com número mínimo de assinaturas, ou seja 12. Sem essa preliminar não há o que discutir”, disse ele. 

Tendo o incêndio como pano de fundo, Robaina e Cecchim protagonizaram uma forte discussão na sessão da Câmara desta segunda-feira, como reportou o Correio do Povo. Entre insultos, ambos precisaram ser contidos pelos colegas. 

Questionado pela Matinal se vê condições políticas para a instalação de uma CPI diante da proximidade das eleições, o presidente da Câmara, Mauro Pinheiro (PP), reiterou que são necessárias 12 assinaturas para a instalação e, em seguida, desconversou: “CPI é política”. 

Câmara já tem uma CPI em funcionamento

Atualmente, a Câmara de Porto Alegre já tem uma CPI em funcionamento, que investiga a atuação da CEEE Equatorial. Sem causar constrangimentos diretos à prefeitura, integrantes da base governista têm o comando do colegiado, presidido por Cláudia Araújo (PSD) e relatado por Comandante Nádia (PL). 

O colegiado se reúne semanalmente às quintas-feiras e os encontros deverão ocorrer pelo menos até o fim de junho. O regimento da Câmara permite a instalação e funcionamento de duas CPIs de forma simultânea. 


E-mail: [email protected]

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.