Reportagem

Construtora que derrubou guapuruvu pretende adotar praça no bairro Petrópolis

Change Size Text
Construtora que derrubou guapuruvu pretende adotar praça no bairro Petrópolis Praça Mafalda Veríssimo localizada cerca de 400 metros do empreendimento Verdant. Foto: Luísa Kiefer/Matinal

Após derrubar uma árvore guapuruvu para levantamento de edifício, a construtora paranaense Plaenge deve adotar a Praça Mafalda Veríssimo, localizada na rua Felipe de Oliveira, no bairro Petrópolis, a cerca de 400 metros do empreendimento Verdant. A praça foi revitalizada em 2018 por duas empresas, em parceria com a prefeitura de Porto Alegre, e entregue à comunidade. 

A Secretaria Municipal de Parcerias de Porto Alegre publicou o termo de adoção no Diário Oficial (Dopa) desta segunda-feira (26). O documento comunica que a empresa, sob razão social PL POA 01 Empreendimentos Imobiliários LTDA, e a Escola Infantil Ser Criança, localizada na região, preenchem os pré-requisitos necessários para iniciar o processo de adoção. 

Foto: Luísa Kiefer

O comunicado vem nove dias após a publicação de matéria da Matinal, que apresentou detalhes sobre o corte da árvore no local. A reportagem conversou com a vizinhança das proximidades ao empreendimento, que lamenta a derrubada. “Aquela árvore era uma relíqua. Marcava uma época do bairro. Não havia razão para tirá-la”, avaliou o morador e gestor ambiental e geógrafo Marcelo Roncado. 

A Plaenge também recebeu autorização para remover outras 105 vegetais, entre árvores, arbustos e outras espécies, do terreno em que o edifício será erguido. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e da Sustentabilidade (Smamus) deu o aval para a empresa em dezembro de 2023, com validade de um ano.

Moradores organizam protesto, feira e roda de conversa na praça

No próximo domingo (30), das 10h às 18h30, a feira Petrópolis Vive – Guapuruvu Solidário vai reunir a comunidade do bairro em protesto contra o corte da árvore nativa do Rio Grande do Sul. 

O evento vai contar com abertura da exposição Alerta Verde: O Fim do Futuro?, sobre a luta dos parques públicos da capital, além de bate-papo com os jornalistas Elmar Bones e Cleber Dioni Tentardini, e feira de artesanato.

O encontro terá ainda Caminhada Literária e atrações musicais com Marcelo Delacroix, Duo Marcelo Dharma, entre outros. A entrada é franca, mediante doação de livros, que serão destinados para Projeto Vó Chica, da Vila Safira, no bairro Mário Quintana, e outras bibliotecas afetadas pela enchente.

Serviço

10h – Ato-protesto contra o corte do Guapuruvu
11h – Abertura da exposição e bate-papo
13h – Feira de Artesanato
14h – Apresentação do Grupo de Canto Sol de Si, com coordenação Marcelo Delacroix
15h30 – Caminhada Literária (redescobrindo a casa de Cyro Martins)
16h30 – Show do duo Marcelo Dharma (sax) e Guilherme Kessler (guitarra)
17h30 – Grupo Tapera Elétrica, Jonas Dorneles (bumbo leguero) e Rodrigo Sabedot (violões e pedais)
18h30 – Encerramento

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.