Matinal News

Protesto por moradia termina em tumulto no Palácio Piratini

Change Size Text
Protesto por moradia termina em tumulto no Palácio Piratini Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Uma manifestação de integrantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) no Palácio Piratini acabou em tumulto, no início da noite de ontem. Um dos integrantes do movimento foi conduzido ao Palácio da Polícia, suspeito de ter dado um soco em um oficial da Brigada Militar na sede do governo – o MLB nega a agressão e afirma que um dos seus integrantes foi agredido.

A situação gerou um impasse e os manifestantes foram impedidos de deixar a Praça da Matriz, apesar de alegarem ter recebido garantia do governador Eduardo Leite (PSDB) quanto à saída sem intercorrência, pois a Brigada buscava o suspeito. Após momentos de tensão por conta da divergência, os deputados Miguel Rossetto (PT) e Matheus Gomes (PSOL) mediaram da situação e acompanharam o suposto agressor ao Palácio da Polícia, onde ele prestou depoimento.

Nas redes sociais, Rossetto criticou a escalada de tensão e cobrou a liberação de recursos do Fundo de Reconstrução para moradias nas cidades. Já Gomes criticou a Brigada, a quem acusou de tentar criminalizar o MLB. Mais tarde, o Piratini, por meio de nota, lamentou “a atitude violenta do grupo”, informando que o oficial da BM que teria sido agredido perdeu um dente. Lembrou, também, que o MLB havia sido recebido pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária.

Ocupação do MLB foi despejada sob chuva

Há dez dias, o MLB havia organizado a ocupação Sarah Domingues no antigo prédio da Fepam, no Centro de Porto Alegre. Moradores, em sua maioria famílias desabrigadas da região do Humaitá e do Sarandi, foram despejados horas depois, em um domingo chuvoso e sob alerta meteorológico. No encontro desta segunda, ficou acertado uma nova reunião entre as partes, na semana que vem.

Veja a íntegra da Matinal News desta terça-feira, 25 de junho.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.